Buscar

O papel das finanças na gestão de escritórios de advocacia

Atualizado: Jul 2

Neste artigo vamos tratar da importância do seu setor financeiro na gestão de escritórios de advocacia.


As finanças servem de base para toda operação no escritório de advocacia, e para que você possa fazer uma gestão completa (Os 6 pilares da gestão de escritórios de advocacia), recomendamos que você realize tarefas de planejamento e controle nas seguintes áreas além das finanças:


  • Produção Jurídica

  • Recursos humanos

  • Obrigações Legais

  • Marketing Jurídico

  • Gestão Estratégica


Finanças, a base para gestão de escritórios de advocacia

Produção Jurídica


A gestão da sua produção jurídica, contempla todas atividades relacionadas às atividades fim da advocacia, como elaboração de petições, realização das diligências, audiências, etc.


Por exemplo, quando você elabora uma petição, você estudará o processo, e para isso precisará de notebook ou computador, um servidor no seu escritório, e para adquirir esses equipamentos, você precisa fazer orçamentos, verificar seu saldo bancário e confirmar a disponibilidade do fluxo de caixa para arcar com essas despesas.


O mesmo é aplicado para suas despesas de deslocamentos e cópias, se você não fizer um controle rígido, você não conseguirá saber o resultado de cada contrato e também não terá subsídio para solicitar reembolsos aos clientes.


Recursos Humanos


Sempre que precisar contratar mais um profissional, advogado ou apoio administrativo, você deve consultar o planejamento financeiro de seu escritório, para assim verificar se as despesas referentes a salários e encargos serão cobertas com as previsões atuais.


Outro ponto importante é a capacitação de sua equipe através da participação em cursos, seminários, passagens e hospedagens, que também irão demandar pagamentos.


Dica: Comece a gestão de recursos humanos através da elaboração do organograma do seu escritório


Obrigações Legais


Este item engloba todos os requisitos para formalização e manutenção do seu escritório de advocacia.


Embora muitos profissionais ainda trabalhem na informalidade, a sua formalização é primordial para o crescimento e gestão de escritórios de advocacia. Como exemplo podemos citar, o registro na OAB, registro na Receita Federal, Prefeitura, obtenção de alvarás, licenças, etc.


Para isso é primordial a contração de um contador, tanto para abertura como para manutenção do seu escritório, portanto você terá um desembolso inicial de estruturação e posteriormente uma despesa fixa.


E manter uma relação estreita com o contador pode ser útil para te auxiliar nas análises financeiras, uma vez que esse profissional fará as declarações contábeis do escritório.


Marketing Jurídico


Atualmente fala-se muito em marketing jurídico, e existem diversas formas de realizar ações de divulgação sem violar as diretrizes da OAB, como a produção de conteúdo, posicionamento em mídias sociais, site, eventos, etc. No entanto, para isso será necessário contratar profissionais capacitados, e mais uma vez teremos que avaliar o nosso fluxo de caixa.


Gestão Estratégica


Envolve todas as tarefas relacionadas a elaboração e acompanhamento do Planejamento Estratégico do seu escritório de advocacia, onde podemos citar alguns quesitos que demandam investimentos, como treinamento, consultorias e sistemas.


Vale ressaltar que o ideal seria que seu escritório investisse não apenas no tempo gasto para aquisição de novos contratos, mas também que investisse muitas horas nas atividades de planejamento e execução, pois sem planejamento suas chances de sucesso diminuem drasticamente.


Através do monitoramento do planejamento estratégico você poderá acompanhar importantes indicadores referentes a saúde financeira do seu escritório.



Se quiser saber um pouco mais sobre Finanças na gestão de escritório de advocacia, temos mais alguns materiais que podem te ajudar:



Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e instagram/duolinea_consultoria.

Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Telefone: (27) 4042-2233
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados