
Dando continuidade à nossa série de publicações sobre gestão de escritórios de advocacia, hoje abordarei um aspecto essencial da primeira fase do planejamento estratégico, de diagnóstico: a construção do organograma. Esse é o primeiro ponto a ser trabalhado, pois é a partir dele que teremos uma visão das pessoas que compõem a organização.
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Resumidamente, o organograma é um diagrama que representa as relações hierárquicas, relacionando seus respectivos setores ou cargos. É uma ferramenta extremamente útil para que cada colaborador possa se situar dentro do escritório e ter clareza sobre quem é o seu superior imediato.
Também é superimportante para apresentar o escritório para clientes e parceiros e, quando combinado a outros documentos que serão gerados no planejamento, como o de descrição de cargos, facilita a visualização estratégica das pessoas que o compõem. Além disso, o organograma auxilia na detecção de possíveis problemas internos, como a duplicidade de função.
Grandes empresas costumam utilizar os organogramas apresentando apenas os nomes dos cargos, uma vez que a alta rotatividade pode dificultar a sua atualização periódica. Entretanto, tratando-se de médias e pequenas empresas, o recomendado é que o organograma contenha também os nomes, além dos cargos, e que seja sempre atualizado e divulgado internamente quando houver alguma alteração.
Existem vários tipos de organograma: vertical, circular ou radial, barras ou linear. Porém, o mais utilizado é o modelo vertical. Segue um exemplo de organograma vertical de um escritório de advocacia:

A elaboração do organograma é uma das primeiras atividades desenvolvidas na fase de diagnóstico do Planejamento Estratégico. Caso queira saber mais, confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia.
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