Buscar

Por que ter e como montar o organograma do seu escritório de advocacia?

Atualizado: 22 de Nov de 2019


Dando continuidade à nossa série de publicações sobre gestão de escritórios de advocacia, hoje abordarei um aspecto essencial da primeira fase do planejamento estratégico, de diagnóstico: a construção do organograma. Esse é o primeiro ponto a ser trabalhado, pois é a partir dele que teremos uma visão das pessoas que compõem a organização.

Confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia em https://www.duolinea.com.br/curso-planejamento-estrategico-adv.


Resumidamente, o organograma é um diagrama que representa as relações hierárquicas, relacionando seus respectivos setores ou cargos. É uma ferramenta extremamente útil para que cada colaborador possa se situar dentro do escritório e ter clareza sobre quem é o seu superior imediato.


Também é superimportante para apresentar o escritório para clientes e parceiros e, quando combinado a outros documentos que serão gerados no planejamento, como o de descrição de cargos, facilita a visualização estratégica das pessoas que o compõem. Além disso, o organograma auxilia na detecção de possíveis problemas internos, como a duplicidade de função.


Grandes empresas costumam utilizar os organogramas apresentando apenas os nomes dos cargos, uma vez que a alta rotatividade pode dificultar a sua atualização periódica. Entretanto, tratando-se de médias e pequenas empresas, o recomendado é que o organograma contenha também os nomes, além dos cargos, e que seja sempre atualizado e divulgado internamente quando houver alguma alteração.


Existem vários tipos de organograma: vertical, circular ou radial, barras ou linear. Porém, o mais utilizado é o modelo vertical. Segue um exemplo de organograma vertical de um escritório de advocacia:


A elaboração do organograma é uma das primeiras atividades desenvolvidas na fase de diagnóstico do Planejamento Estratégico. Caso queira saber mais, confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber conteúdos atualizados: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.


#organograma #escritóriodeadvocacia #gestãolegal #pilaresdagestão

Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados