Buscar

Conceitos básicos para gestão financeira de escritório de advocacia

Atualizado: Jul 2

Neste artigo iremos apresentar alguns conceitos básicos que você precisa saber para fazer a gestão financeira do seu escritório de advocacia.


Este tema faz parte do pilar de Gestão Financeira. Caso queira saber quais são os outros pilares, confira o artigo Os 6 pilares da gestão de escritórios de advocacia e também entenda O papel das finanças na gestão de escritórios de advocacia.


As saídas de caixa de um escritório de advocacia podem ser separadas entre:


  • Custos e despesas

  • Fixos e Variáveis


Custos e Despesas


Custos estão diretamente ligados à produção de serviços jurídicos.

Exemplos: Papel, tonner de impressora, cópias, acompanhamento de publicações, deslocamento para realização de diligências, advogados etc.


Despesas são saídas de caixa que não estão diretamente relacionados com a produção de serviços jurídicos


Exemplos: Aluguel de escritório, energia, água, secretária, impostos do Simples Nacional etc.


Fixos e Variáveis


Os gastos fixos permanecem independentemente do volume de produção do escritório. Existirão se escritório fechar novos contratos ou não, ou até mesmo se fechar o mês no prejuízo.


Em outras palavras, faça chuva ou faça sol, esses gastos existirão.


Exemplos: aluguel, energia, condomínio, estagiário, manutenção de conta corrente, seguros etc.


Pode até existir uma margem de variação, como aumento de energia, reajuste do aluguel, mas geralmente esta variação não traz grande impacto para sua análise ou ocorre de tempos em tempos.


Já os gastos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção do escritório. Mudará de acordo com o volume de vendas e a prestação de serviços jurídicos.


Exemplos: Simples Nacional, gastos comerciais, contratação de correspondentes, cópias, despesas de deslocamento, pagamentos de horas extras.


O que determina se um gasto é fixo ou variável, é a natureza do negócio, por exemplo na advocacia, o pagamento de salário de um advogado pode ser encarado como um gasto fixo, porém se devido à alta demanda de trabalho ele precise realizar horas extras, essas horas serão contabilizadas como gastos variáveis.



Fixo x Variável Advocacia


O principal motivo para realizarmos esta separação é para auxiliar no processo de formação de preço dos seus serviços jurídicos. Assim o advogado gestor terá condições de identificar todos os componente que compõem o preço dos serviços do seu escritório.


Além disso, dessa forma você terá suas saídas de caixa bem controladas que poderão te auxiliar com a utilização de outras ferramentas como DRE e Fluxo de Caixa.


Se quiser saber um pouco mais sobre Finanças na gestão de escritório de advocacia, temos mais alguns materiais que podem te ajudar:



Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e instagram/duolinea_consultoria.

60 visualizações
Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados