Buscar

A importância do dashboard na gestão financeira de um escritório de advocacia

Atualizado: Jul 2

Neste artigo iremos apresentar alguns indicadores básicos para montar um painel de controle que irá auxiliar a gestão financeira de seu escritório de Advocacia.


O termo painel de bordo, painel de controle ou dashboard é utilizado para indicar um "painel de indicadores", como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel.



Painel de instrumentos

Fazendo a comparação com o painel de um carro, você possui informações sobre velocidade, nível de combustível, temperatura do motor, nível de óleo e demais alertas. E todas estas informações são necessárias para que você possa fazer uma viagem ou um deslocamento com segurança e como dados para te auxiliar nas tomadas de decisão.


E algo semelhante acontece com a gestão de um escritório de advocacia, você precisa ter acesso rápido à dados bem estruturados sobre suas finanças para que você possa planejar ações e tomar decisões.


O objetivo do dashboard é possibilitar o monitoramento dos resultados de um escritório distribuídos em diversos indicadores, pois o que não é medido não pode ser controlado.


“Medir é importante: o que não é medido não é gerenciado” (KAPLAN; NORTON, 1997)


Kaplan e Norton são os criadores de uma metodologia mundialmente reconhecida que é o BSC, Balanced Scorecard, que pode ser traduzido em “Indicadores Balanceados de Desempenho”, se quiser saber um pouco mais, acesse:

https://www.duolinea.com.br/post/como-definir-medir-e-controlar-os-objetivos-do-seu-escritorio-conheca-o-bsc


Segue abaixo um exemplo de Dashboard na Gestão Financeira na Advocacia:


Dashboard Financeiro na Advocacia

Neste exemplo o dashboard é composto pelos seguintes indicadores:

  • Lucro ou prejuízo mensal

  • Saldo de caixa

  • Índice de inadimplência

  • Entradas

  • Saídas

  • Fluxo de caixa


Lucro ou Prejuízo Mensal


Composto pelo valor em R$ e percentual, geralmente extraído do DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício.


Saldo de Caixa


Composto pelo saldo de caixa da conta caixinha e da conta bancária.


Índice de Inadimplência


Composto pelo índice de inadimplência do Escritório.


Entradas


Composto por todas as entradas de caixa de seu escritório, conforme categorizado em seu plano de contas, como honorários, reembolsos, etc.


Saídas


Composto por todas as saída de caixa de seu escritório, conforme categorizado em seu plano de contas, como aluguel, salários, cópias, deslocamentos, etc.


Fluxo de caixa


Composto por um gráfico representando as previsões de entradas, saídas e o saldo acumulado. Este é o indicador MAIS IMPORTANTE na gestão financeira de um escritório de advocacia. Se quiser saber mais acesse:

https://www.duolinea.com.br/post/porque-voce-precisa-elaborar-o-dre-e-o-fluxo-de-caixa-do-seu-escritorio-de-advocacia



Se quiser saber um pouco mais sobre Finanças na gestão de escritório de advocacia, temos mais alguns materiais que podem te ajudar:



Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e instagram/duolinea_consultoria.

149 visualizações
Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados