top of page
Buscar

Como definir, medir e controlar os objetivos do seu escritório? Conheça o BSC

Atualizado: 14 de out. de 2020


Uma ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios para o desenvolvimento do planejamento estratégico de empresas de diversos segmentos é o Balanced Scorecard. Popularmente mais conhecido por sua sigla, BSC, ele pode ser traduzido em “Indicadores Balanceados de Desempenho”.


Trata-se de uma metodologia de gestão baseada em indicadores, desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da renomada Harvard Business School.



O principal objetivo é segmentar os objetivos em quatro perspectivas alinhadas com a estratégia do escritório de advocacia, fazendo com que ele possa alcançar a sua Visão (confira nosso artigo sobre como definir a Missão, a Visão e os Valores do seu negócio).



Como já percebemos, devido à alta concorrência e profissionalização dos escritórios de advocacia, os advogados gestores precisam ter uma estratégica clara e consistente para que possam tomar ações contundentes visando à prosperidade de seus escritórios.


E é nesse sentido que o BSC é de grande valia, uma vez que fornece uma visão similar a um painel de instrumentos, onde são apresentados os principais indicadores de seu escritório.


Painel BSC

A metodologia consiste em segmentar os objetivos do escritório em 4 perspectivas. São elas:


- Crescimento e aprendizagem

- Processos internos

- Clientes

- Financeiro


Essas perspectivas são assim dispostas, pois provocam uma relação de causa e efeito, por exemplo: à medida em que a sua equipe cresce por meio de capacitações e experiências profissionais, os processos internos de seu escritório serão melhores executados, o que trará, como consequência, um aumento na satisfação de seus clientes e na quantidade de contratos fechados. Isso, consequentemente, ocasionará um aumento em seu faturamento e, possivelmente, do seu lucro.

Diagrama de causa e efeito BSC

No próximo artigo explicaremos cada uma das perspectivas dos BSC. Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.



169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page