Uma ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios para o desenvolvimento do planejamento estratégico de empresas de diversos segmentos é o Balanced Scorecard. Popularmente mais conhecido por sua sigla, BSC, ele pode ser traduzido em “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
Trata-se de uma metodologia de gestão baseada em indicadores, desenvolvida pelos professores Robert Kaplan e David Norton, da renomada Harvard Business School.
O principal objetivo é segmentar os objetivos em quatro perspectivas alinhadas com a estratégia do escritório de advocacia, fazendo com que ele possa alcançar a sua Visão (confira nosso artigo sobre como definir a Missão, a Visão e os Valores do seu negócio).
Como já percebemos, devido à alta concorrência e profissionalização dos escritórios de advocacia, os advogados gestores precisam ter uma estratégica clara e consistente para que possam tomar ações contundentes visando à prosperidade de seus escritórios.
E é nesse sentido que o BSC é de grande valia, uma vez que fornece uma visão similar a um painel de instrumentos, onde são apresentados os principais indicadores de seu escritório.
A metodologia consiste em segmentar os objetivos do escritório em 4 perspectivas. São elas:
- Crescimento e aprendizagem
- Processos internos
- Clientes
- Financeiro
Essas perspectivas são assim dispostas, pois provocam uma relação de causa e efeito, por exemplo: à medida em que a sua equipe cresce por meio de capacitações e experiências profissionais, os processos internos de seu escritório serão melhores executados, o que trará, como consequência, um aumento na satisfação de seus clientes e na quantidade de contratos fechados. Isso, consequentemente, ocasionará um aumento em seu faturamento e, possivelmente, do seu lucro.
No próximo artigo explicaremos cada uma das perspectivas dos BSC. Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.
コメント