Buscar

Como realizar o Planejamento Estratégico de sua Empresa ?

Atualizado: 14 de Out de 2020


Planejamento Estratégico


O Planejamento sempre fez parte do dia a dia das médias e grandes empresas bem sucedidas, pois dificilmente uma empresa consegue manter um crescimento sustentável se ela não se planejar para isso. Porém, ultimamente as micro e pequenas empresas também tem se preocupado com seu Planejamento.


Como atualmente estamos enfrentando uma grave Crise Econômica que tem resultado em momentos extremamente difíceis para os empresários e até mesmo o fechamento de diversas empresas, a preocupação com o Planejamento tomou grande importância, pois a maioria das empresas precisa aumentar suas vendas e reduzir seus custos, produzindo o mesmo ou até mais. E é aí que vale ressaltar a importância da Estratégia de cada empresa para superar esses desafios.


“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes” - Peter Drucker


O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão muito dinâmica, a qual não possui uma sequência lógica rígida a ser seguida, o importante é que todos os tópicos sejam constantemente revisados e que interajam entre si. Neste artigo serão apresentadas algumas formas na qual a Duolinea costuma elaborar o Planejamento Estratégico de seus clientes.


1 - Organograma


O primeiro ponto a ser trabalhado é o Organograma da empresa, pois ali teremos a visão das pessoas da Organização. O Organograma é um diagrama que representa as relações hierárquicas relacionado com seus respectivos Setores ou Cargos.


Segue abaixo um exemplo:


Organograma

2 - Missão, Visão e Valores


Realizar a definição destes três itens é essencial para determinar a direção da empresa. Estas definições não devem ser realizadas com muita rapidez, o empresário deve dedicar o tempo que julgar necessário para refletir qual o papel da sua empresa e aonde ele quer chegar, pois estes itens serão os direcionadores de sua estratégia.


Missão, visão e valores


2.1 - Missão


A missão é a razão de existência da organização, ou seja, é o papel que ela exerce na sociedade.


Exemplos: