O Planejamento sempre fez parte do dia a dia das médias e grandes empresas bem sucedidas, pois dificilmente uma empresa consegue manter um crescimento sustentável se ela não se planejar para isso. Porém, ultimamente as micro e pequenas empresas também tem se preocupado com seu Planejamento.
Como atualmente estamos enfrentando uma grave Crise Econômica que tem resultado em momentos extremamente difíceis para os empresários e até mesmo o fechamento de diversas empresas, a preocupação com o Planejamento tomou grande importância, pois a maioria das empresas precisa aumentar suas vendas e reduzir seus custos, produzindo o mesmo ou até mais. E é aí que vale ressaltar a importância da Estratégia de cada empresa para superar esses desafios.
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes” - Peter Drucker
O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão muito dinâmica, a qual não possui uma sequência lógica rígida a ser seguida, o importante é que todos os tópicos sejam constantemente revisados e que interajam entre si. Neste artigo serão apresentadas algumas formas na qual a Duolinea costuma elaborar o Planejamento Estratégico de seus clientes.
1 - Organograma
O primeiro ponto a ser trabalhado é o Organograma da empresa, pois ali teremos a visão das pessoas da Organização. O Organograma é um diagrama que representa as relações hierárquicas relacionado com seus respectivos Setores ou Cargos.
Segue abaixo um exemplo:
2 - Missão, Visão e Valores
Realizar a definição destes três itens é essencial para determinar a direção da empresa. Estas definições não devem ser realizadas com muita rapidez, o empresário deve dedicar o tempo que julgar necessário para refletir qual o papel da sua empresa e aonde ele quer chegar, pois estes itens serão os direcionadores de sua estratégia.
2.1 - Missão
A missão é a razão de existência da organização, ou seja, é o papel que ela exerce na sociedade.
Exemplos:
Chocolates Garoto: “Promover e facilitar o desenvolvimento de pessoas em um ambiente inovador e inspirador.”
Fortlev: "Ser referência em soluções para armazenar água."
Lorenge: "Incorporar, construir e comercializar imóveis residenciais e comerciais, de forma responsável e rentável, satisfazendo clientes, colaboradores, fornecedores e a comunidade com quem nos relacionamos."
2.2 - Visão
A visão da empresa, sempre deve se remeter ao futuro, e deve estar relacionado com os seus objetivos.
Exemplos:
Chocolates Garoto: "Ser reconhecido como referência na sustentabilidade dos negócios através de pessoas."
Fortlev: "Ser reconhecida como empresa cristã que honra a Deus e é líder em reservatórios de água."
Lorenge: "A Lorenge acredita que uma empresa incorporadora, construtora e comercializadora de imóveis têm que ser dirigida a partir de um único foco: o pleno atendimento aos anseios e desejos de seus clientes."
2.3 - Valores
Valores são crenças duradouras referentes a modos de conduta das pessoas que dirigem a Organização, é o modo como ela deseja que seus colaboradores ajam.
Exemplos:
Chocolates Garoto
- Ética e respeito.
- Humildade e confiança.
- Comprometimento e foco no trabalho.
- Flexibilidade e trabalho em equipe.
- Energia e paixão pelo que faz.
Fortlev
- Fé em Deus: colocamos Deus em primeiro lugar, dedicando tempo semanal aos cultos.
- Ética: exigimos dos nossos funcionários que eles sejam justos, honestos e transparentes em tudo.
- Respeito: tratamos todos com respeito e dignidade.
- Comprometimento: somos intensamente envolvidos com tudo o que nos propomos fazer.
- Simplicidade: somos simples em ser, agir e trabalhar.
- Sustentabilidade: acreditamos no crescimento sustentável e respeito ao meio ambiente.
Lorenge
- Construir uma relação de parceria com os colaboradores, agregando valor para a empresa e para a carreira de cada trabalhador.
- Inovar para crescer e adotar a mudança como uma nova filosofia, mantendo-se como uma empresa atual e relevante.
- Atender os clientes de forma eficaz e transparente, buscando novas soluções em que todas as partes estejam satisfeitas.
- Trabalhar com foco no resultado, cumprindo nossas obrigações com a sociedade, os colaboradores e acionistas.
Construir, preservando os recursos naturais e minimizando os impactos gerados pelo negócio.
3 - Matriz Canvas
Elaborar a matriz Canvas da Organização, onde serão listados os seguintes tópicos:
Clientes
Proposta de Valor
Canais de Distribuição
Relacionamento com o Cliente
Fontes de Receitas
Recursos Chaves
Atividades Chaves
Parceiros Chaves
Estrutura de Custos
Para saber mais detalhes sobre cada uma desses tópicos acesse o artigo "O que fazer antes de abrir sua empresa".
Segue abaixo um exemplo da Nespresso:
4 - Concorrentes
Este é um tópico de extrema importância pois o Empresário precisa conhecer bem os seus concorrentes, saber onde eles atuam, quem são os seus clientes, quais são seus pontos fortes, quais são seus pontos fracos, como eles divulgam seus serviços, etc.
5 - Análise SWOT
Nesta fase são analisados os quatro itens que compõem a Matriz SWOT, que é uma ferramenta de análise de ambiente oriundo do acrônimo em inglês SWOT, aonde cada letra tem o seguinte significado:
S - Strenghts - Forças
W - Weaknesses - Fraquezas
O - Opportunities - Oportunidades
T - Threats - Ameaças
6 - Objetivos Estratégicos - BSC
Após a realização da análise de ambiente no qual a empresa está inserida, é hora de estabelecer os seus objetivos estratégicos através da metodologia "BSC - Balanced Scorecard", que é outra ferramenta de planejamento estratégico na qual a organização tem claramente definidos, seus objetivos, metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores.
O método consiste em determinar de modo balanceado os objetivos da empresa divididos em quatro perspectivas:
Financeiro;
Clientes;
Processos Internos;
Aprendizagem.
Os objetivos podem ou não estar ligados entre si. Segue abaixo um exemplo:
Para cada objetivo é definido um indicador e sua frequência de controle, exemplo:
Objetivo: Aumentar Vendas;
Indicador: Faturamento Mensal;
Meta: Aumentar em 20% o faturamento médio mensal do ano passado;
Frequência de medição: Mensal
7 - Plano de Ação
Depois de definidos os objetivos devemos traçar o Plano de Ação para acompanhar as atividades. E o Plano deve conter pelo menos os seguintes Itens:
8 - Monitoramento e Ajustes
Tão importante quanto elaborar o Planejamento Estratégico em si, é realizar o seu monitoramento e ajustes. Por isso o empresário deve se programar para realizar pelo menos uma reunião por mês para revisar todo o seu PE e verificar o andamento de todas as ações planejadas, agindo assim ele poderá tomar decisões para alterar alguma estratégia para que consiga alcançar o seu objetivo no prazo previsto.
9 - Conclusão
Portanto, o Planejamento Estratégico deve ser executado alinhado com a missão e valores da organização, sendo de extrema importância que os gestores da empresa participem ativamente e difundam suas diretrizes para todos seus colaboradores. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.
Através do Planejamento Estratégico o Empresário será capaz de avaliar a atual situação de sua empresa, monitorar seus objetivos, metas e ações, e tomar as ações corretivas sempre que necessário. É extremamente importante que as reuniões de PE incorporem a rotina da Empresa, desta maneira o processo irá amadurecer e os resultados aparecerão.
Caso você tenha alguma dúvida ou queira agendar uma reunião para conversarmos a respeito, basta enviar um e-mail para atendimento@duolinea.com.br, será um prazer te atender.
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