Buscar

Passo a passo para montar o Canvas do seu escritório de advocacia

Atualizado: Jul 14


O segundo passo do diagnóstico da gestão estratégica para escritórios de advocacia, após a definição do organograma, é estruturar a matriz Canvas. Apresentaremos um modelo montado especialmente para o seguimento, modelo este que nos auxiliará a entender melhor os negócios da sua organização. É composto por nove etapas: definição de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, recursos-chave, atividades-chave, parceiros-chave e estrutura de custos.


Confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia em https://www.duolinea.com.br/curso-planejamento-estrategico-adv.



Caso você ainda não conheça a metodologia Canvas, temos um artigo explicando detalhadamente o funcionamento. Além disso, o Sebrae disponibiliza uma ferramenta on-line para construção do Canvas, permitindo seu compartilhamento no seguinte endereço: www.sebraecanvas.com. A título de explicação, apresentamos abaixo o exemplo de um escritório especializado na área de Direito Trabalhista.


1 - Clientes


O primeiro passo é definirmos quem serão os clientes do seu escritório. É a parte mais importante, pois eles representam a razão de existência de todo negócio. Os blocos seguintes serão definidos a partir das necessidades dos seus clientes.


- Pessoas com problemas trabalhistas

- Residentes na Grande Vitória (ES)

- Idade entre 17 e 60 anos

- Trabalhadores

- Pessoas físicas


2 - Proposta de valor


O segundo passo é determinar quais são os produtos ou serviços que geram valor para o negócio. É o diferencial que iremos oferecer aos clientes. Deve descrever qual será o benefício dos clientes ao contratar os serviços.


- Solução de problemas trabalhistas

- Atendimento de qualidade

- Disponibilidade dos advogados

- Corpo técnico qualificado

- Transparência

- Disponibilidade das informações

- Personalização


3 - Canais de distribuição


O terceiro passo é determinar as maneiras que iremos alcançar os clientes, por meio de canais de comunicação. Este bloco faz o “link” entre o cliente e a proposta de valor.


- Artigos

- Redes sociais

- Website

- Atendimento presencial no escritório


4 - Relacionamento com o cliente


O quarto passo é definir os meios de relacionamento que o escritório pretende manter com seus clientes. Como será o relacionamento antes, durante e depois da contratação dos serviços.


- Pesquisa de satisfação

- Marca jurídica

- Atendimento presencial no escritório


5 - Fontes de receitas


O quinto passo é determinar as possibilidades de geração de dinheiro do escritório e como os clientes irão pagar pelo valor gerado pelo negócio.


- Consultas

- Honorários de partido

- Honorários por demanda

- Consultoria


6 – Recursos-chave


O sexto passo é definir os principais recursos necessários para o funcionamento do escritório e a geração do valor proposto. Em outras palavras, definir o que será preciso para gerarmos o benefício para nossos clientes.


- Tecnologia da informação

- Equipe

- Estrutura física


7 – Atividades-chave


O sétimo passo consiste em determinar as atividades primordiais para o funcionamento do escritório e para a geração do valor proposto e quais processos serão utilizados.


- Gestão do escritório

- Atendimento

- Produção jurídica


8 - Parceiros-chave


O oitavo passo é definir as parcerias essenciais para o perfeito funcionamento do negócio e quais as pessoas ou empresas poderão contribuir com as atividades-chave e com os recursos-chave.


- Sindicatos

- Advogados

- Escritórios de outras especialidades

- Associações


9 - Estrutura de custos


O nono e último passo consiste em definir os custos necessários para operação do escritório, por isso é o último bloco a ser elaborado.


- Contabilidade

- Folha de pagamento

- Manutenção da estrutura física

- Impostos e taxas


Exemplo:



A elaboração da matriz Canvas é apenas o início do planejamento. Por meio dele já conseguiremos ter uma noção se o modelo de negócio é viável ou não. E, caso seja necessário, já será possível propor mudanças em seu escritório para que o mesmo apresente viabilidade. Nas próximas etapas detalharemos cada item colocado na matriz através de procedimentos e planilhas financeiras.


Confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia em https://www.duolinea.com.br/curso-planejamento-estrategico-adv.


Também temos outros materiais que talvez possam te auxiliar:



Quer saber mais sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber conteúdos atualizados: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.


#planejamento #planejamentoestratégico #canvas #escritóriodeadvocacia #gestãolegal

Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados