O segundo passo do diagnóstico da gestão estratégica para escritórios de advocacia, após a definição do organograma, é estruturar a matriz Canvas. Apresentaremos um modelo montado especialmente para o seguimento, modelo este que nos auxiliará a entender melhor os negócios da sua organização. É composto por nove etapas: definição de clientes, proposta de valor, canais de distribuição, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, recursos-chave, atividades-chave, parceiros-chave e estrutura de custos.
Confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia em https://www.duolinea.com.br/curso-planejamento-estrategico-adv.
Caso você ainda não conheça a metodologia Canvas, temos um artigo explicando detalhadamente o funcionamento. Além disso, o Sebrae disponibiliza uma ferramenta on-line para construção do Canvas, permitindo seu compartilhamento no seguinte endereço: www.sebraecanvas.com. A título de explicação, apresentamos abaixo o exemplo de um escritório especializado na área de Direito Trabalhista.
1 - Clientes
O primeiro passo é definirmos quem serão os clientes do seu escritório. É a parte mais importante, pois eles representam a razão de existência de todo negócio. Os blocos seguintes serão definidos a partir das necessidades dos seus clientes.
- Pessoas com problemas trabalhistas
- Residentes na Grande Vitória (ES)
- Idade entre 17 e 60 anos
- Trabalhadores
- Pessoas físicas
2 - Proposta de valor
O segundo passo é determinar quais são os produtos ou serviços que geram valor para o negócio. É o diferencial que iremos oferecer aos clientes. Deve descrever qual será o benefício dos clientes ao contratar os serviços.
- Solução de problemas trabalhistas
- Atendimento de qualidade
- Disponibilidade dos advogados
- Corpo técnico qualificado
- Transparência
- Disponibilidade das informações
- Personalização
3 - Canais de distribuição
O terceiro passo é determinar as maneiras que iremos alcançar os clientes, por meio de canais de comunicação. Este bloco faz o “link” entre o cliente e a proposta de valor.
- Artigos
- Redes sociais
- Website
- Atendimento presencial no escritório
4 - Relacionamento com o cliente
O quarto passo é definir os meios de relacionamento que o escritório pretende manter com seus clientes. Como será o relacionamento antes, durante e depois da contratação dos serviços.
- Pesquisa de satisfação
- Marca jurídica
- Atendimento presencial no escritório
5 - Fontes de receitas
O quinto passo é determinar as possibilidades de geração de dinheiro do escritório e como os clientes irão pagar pelo valor gerado pelo negócio.
- Consultas
- Honorários de partido
- Honorários por demanda
- Consultoria
6 – Recursos-chave
O sexto passo é definir os principais recursos necessários para o funcionamento do escritório e a geração do valor proposto. Em outras palavras, definir o que será preciso para gerarmos o benefício para nossos clientes.
- Tecnologia da informação
- Equipe
- Estrutura física
7 – Atividades-chave
O sétimo passo consiste em determinar as atividades primordiais para o funcionamento do escritório e para a geração do valor proposto e quais processos serão utilizados.
- Gestão do escritório
- Atendimento
- Produção jurídica
8 - Parceiros-chave
O oitavo passo é definir as parcerias essenciais para o perfeito funcionamento do negócio e quais as pessoas ou empresas poderão contribuir com as atividades-chave e com os recursos-chave.
- Sindicatos
- Advogados
- Escritórios de outras especialidades
- Associações
9 - Estrutura de custos
O nono e último passo consiste em definir os custos necessários para operação do escritório, por isso é o último bloco a ser elaborado.
- Contabilidade
- Folha de pagamento
- Manutenção da estrutura física
- Impostos e taxas
Exemplo:
A elaboração da matriz Canvas é apenas o início do planejamento. Por meio dele já conseguiremos ter uma noção se o modelo de negócio é viável ou não. E, caso seja necessário, já será possível propor mudanças em seu escritório para que o mesmo apresente viabilidade. Nas próximas etapas detalharemos cada item colocado na matriz através de procedimentos e planilhas financeiras.
Confira as informações do Curso Online de Planeamento Estratégico na Advocacia em https://www.duolinea.com.br/curso-planejamento-estrategico-adv.
Também temos outros materiais que talvez possam te auxiliar:
Quer saber mais sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber conteúdos atualizados: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.
Comments