top of page
Buscar

Gestão Legal e sua importância para Advocacia de alto rendimento

Atualizado: 17 de set. de 2019


Gestão Legal

Quantos escritórios de Advocacia você conhece que se portam como empresa e não como uma simples “Congregação” de Advogados? A concorrência entre Escritórios de Advocacia está cada vez maior, e neste cenário, os advogados precisam se diferenciar, prestando serviços de qualidade e excelência no atendimento aos clientes. Num mercado altamente competitivo, somente estruturas organizadas e com objetivos bem planejados conseguem sobreviver.


Se considerarmos o cenário de crise econômica e seus reflexos para os negócios em geral, esta tarefa de gerir o próprio escritório de forma eficaz se torna ainda mais importante. Noutras palavras: o sucesso na advocacia, como em tantas outras áreas, exige não apenas conhecimento técnico - isto, na verdade, é um pressuposto necessário para a atuação como advogado - mas requer, essencialmente, um conjunto de estratégias capazes de transformar técnica jurídica em novos negócios, numa estrutura sustentável e que fidelize clientes e parceiros. É preciso não só empreender direito, mas empreender em direito.


Uma grande dificuldade no meio jurídico é que a imensa maioria das Instituições de Ensino não lecionam disciplinas de gestão para os futuros advogados. Então os advogados empreendedores, aqueles que optam por abrir um escritório ou que entram numa sociedade, acabam aprendendo na prática, após vivenciarem alguns acertos e muitos erros. Porém, um dos grandes problemas de aprender na prática, é que isso além de demandar tempo – e mesmo o tempo, em si, não é garantia de aprendizado, pode perpetuar erros capazes de arruinar o próprio negócio. Em resumo: o sucesso na advocacia, tal como em qualquer atividade empresarial, exige foco, empenho e planejamento.


Com o intuito de apoiar os profissionais na gestão de escritórios de advocacia, foi fundada nos EUA, em 1971, a ALA (Association of Legal Administrators). Esta associação tem como objetivo identificar e prover soluções para os desafios estratégicos e operacionais de seus membros e preparar os mesmos para as oportunidades e desafios porvir. A ALA também apoia profissionais na gestão de departamentos jurídicos corporativos e órgãos do governo.


Desde então, a ALA é uma Associação mundialmente reconhecida pela disseminação de temas relacionados à Gestão Legal, que compreende em aplicar ferramentas da Administração para gerir escritórios de advocacia, para que os mesmos possam ser reconhecidos como empresas e, mais do que isso, para que obtenham o mesmo êxito das grandes e bem sucedidas empresas. E uma forma muito efetiva para se implantar a gestão legal é realizar o planejamento estratégico do escritório, estabelecendo a visão, missão, valores e objetivos.


O Planejamento Estratégico dará a oportunidade para os gestores tratarem dos quatro pilares da Gestão Legal, que são: (1) recursos humanos, (2) finanças, (3) produção jurídica e (4) marketing jurídico. Nos próximos textos, trabalharei o Planejamento Estratégico e cada um desses pilares de maneira individualizada, demonstrando sua importância para uma trajetória sólida de um escritório de advocacia.


Já terminando este diálogo inicial, é certo que o Advogado Empreendedor precisa assimilar que o tempo dedicado ao planejamento e gestão de seu escritório representa um investimento, nunca uma perda de tempo. Assim como uma reserva financeira para desenvolver ferramentas de gestão em seu escritório não podem ser interpretado como um gasto desnecessário, mas sim como uma aposta na qualidade e na melhoria dos serviços.


Agindo como um gestor, o advogado proporcionará maiores chances de crescimento para seu escritório, evitando retrabalhos, mantendo sua equipe motivada, mantendo seus clientes satisfeitos e aumentando a sua lucratividade. Por isso, a minha dica inicial é muito simples: não fique para trás; invista no planejamento estratégico de seu escritório e assuma, de vez, o papel de gestor de seus negócios. Se o mercado está com excedente de advogados, certamente está carente de advogados que empreendam. A estes, sempre haverá bons espaços. Portanto, procure o seu!



338 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page