Buscar

Como definir Missão, Visão e Valores do seu escritório de advocacia

Atualizado: Out 14


Seguindo a nossa série de artigos com dicas de gestão para escritórios de advocacia, é chegada a hora de definir a filosofia institucional, composta por Missão, Visão e Valores.


Após a construção do organograma e a estruturação das matrizes Canvas e SWOT, esse é o quarto passo da etapa de diagnóstico da gestão estratégica.

Definir esses três itens é essencial para determinar a direção do escritório, e esse processo não deve ser realizado com muita rapidez, pois o advogado empreendedor deve dedicar o tempo que julgar necessário para refletir sobre o papel de seu escritório e aonde ele quer chegar. Esses itens serão os direcionadores de sua estratégia.

Missão


A missão é a razão de existência da organização, ou seja, é o papel que ela exerce na sociedade.


Qual o negócio do escritório?


Esse tópico é, provavelmente, uma grande causa do fracasso dos escritórios quando os gestores não conseguem definir porque o escritório existe. É de extrema importância que todos os colaboradores do escritório se comprometam com a declaração de missão, pois ela irá direcionar as ações de seu planejamento. Uma declaração de missão clara e compreendida por todos afasta o risco de propósitos conflitantes, evitando desgastes e falta de foco durante a execução de seu planejamento.


Visão


A visão do escritório sempre deve se remeter ao futuro e deve estar relacionada aos seus objetivos.


Como o escritório será no futuro?


É o sonho que os gestores desejam alcançar. A visão deve ter aderência a realidade, deve conter uma descrição concisa, porém audaciosa, e deve contemplar os interesses dos colaboradores, clientes e gestores. Também deve motivar os colaboradores a trabalhar em direção aos objetivos estratégicos do escritório.


Valores


Valores são crenças duradouras referentes a modos de conduta das pessoas que dirigem o escritório, é o modo como ela deseja que seus colaboradores ajam.


O que é importante para o escritório?


É o conjunto de filosofias e conceitos que os gestores e sócios do escritório respeitam e praticam. São ideais que devem servir de inspiração para todas as pessoas dentro do escritório e dizem respeito a tudo que não se está disposto a abrir mão, como ética e honestidade.


Para exemplificar, listamos a seguir alguns exemplos de Missão, Visão e Valores de escritórios brasileiros. Eles foram selecionados sem obedecer qualquer critério de porte, localização, conteúdo ou desempenho, apenas para que vocês possam ter conhecimento do que o mercado tem praticado.


Também preparamos um e-book GRATUITO com 20 exemplos de missão, visão e valores de escritórios de advocacia, clique aqui para conferir: https://www.duolinea.com.br/post/e-book-20-exemplos-de-missao-visao-e-valores-na-advocacia



Exemplo 1: Tozzini Freire


Nossa Missão:


Prover, com integridade e inovação, as melhores soluções jurídicas aos nossos clientes e contribuir para o aprimoramento da sociedade brasileira com diversidade, inclusão e responsabilidade social.


Nossa Visão:


Ser a primeira escolha dos clientes e dos talentos jurídicos e destacar-se na elite das sociedades de advogados brasileiras.


Nossos Valores:


● Empreendedorismo e geração de valor para nossos clientes

● Qualidade absoluta

● Integridade e transparência

● Criatividade e inovação

● Meritocracia

● Cooperação e respeito

● Diversidade e inclusão

● Disciplina e gestão de consequência


Site: http://tozzinifreire.com.br/sobre-tozzinifreire


Exemplo 2: Pinheiro Neto


Missão


Atender nossos clientes em todas as áreas do direito, no alcance de seus objetivos, com criatividade, segurança e eficiência. Atrair e desenvolver os melhores talentos, para oferecer serviços de vanguarda. Aprimorar e compartilhar constantemente o conhecimento. Praticar e transmitir valores éticos.


Visão


Acreditamos no aperfeiçoamento da sociedade pelo Direito. E numa advocacia compromissada com a ética, responsabilidade, excelência das soluções legais, satisfação de nossos clientes e realização pessoal de nossos integrantes. ​​​​​


Valores


● ​Valorização das pessoas

● Qualidade

● Comprometimento

● Trabalho em equipe

● Integridade​


Site: http://www.pinheironeto.com.br/pages/escritorio.aspx


Exemplo 3: Peter Filho, Sodré & Rebouças


Missão

Fornecer aos nossos clientes, o mais comprometido e técnico acompanhamento jurídico-penal, seja desenvolvendo serviços com foco na gestão de riscos e compliance, seja exercendo com zelo o seu direito de defesa.


Visão

Consolidar a confiança e o reconhecimento dos clientes, parceiros e da comunidade jurídica e expandir nossos serviços para os principais mercados do estado do Espírito Santo e da região Sudeste.


Valores

  • Qualidade no atendimento aos clientes;

  • Comprometimento;

  • Ética e Integridade;

  • Respeito às pessoas;

  • Disciplina;

  • Defesa intransigente dos direitos;

  • Responsabilidade social;

  • Zelo por um bom ambiente de trabalho.


Site: http://peterfilho.com.br/quem-somos/


E-book GRATUITO com 20 exemplos de missão, visão e valores de escritórios de advocaica, clique aqui para conferir: https://www.duolinea.com.br/post/e-book-20-exemplos-de-missao-visao-e-valores-na-advocacia

Leia também "Por que devo elaborar Missão, Visão e Valores do meu Escritório de Advocacia?": https://www.duolinea.com.br/post/por-que-devo-elaborar-missao-visao-e-valores-do-meu-escritorio-de-advocacia



Quer saber mais sobre gestão estratégica de escritórios de advocacia? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para receber conteúdos atualizados: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.


#visão #missão #valores #planejamentoestratégico

Fale conosco:
Vitória/Espírito Santo
Nossas redes sociais:
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
Duolinea Consultoria. Todos os direitos reservados