Buscar

Como definir Missão, Visão e Valores do seu escritório de advocacia

Atualizado: 14 de Out de 2020


Seguindo a nossa série de artigos com dicas de gestão para escritórios de advocacia, é chegada a hora de definir a filosofia institucional, composta por Missão, Visão e Valores.


Após a construção do organograma e a estruturação das matrizes Canvas e SWOT, esse é o quarto passo da etapa de diagnóstico da gestão estratégica.

Filosofia institucional

Definir esses três itens é essencial para determinar a direção do escritório, e esse processo não deve ser realizado com muita rapidez, pois o advogado empreendedor deve dedicar o tempo que julgar necessário para refletir sobre o papel de seu escritório e aonde ele quer chegar. Esses itens serão os direcionadores de sua estratégia.

Missão, visão e valores

Missão


A missão é a razão de existência da organização, ou seja, é o papel que ela exerce na sociedade.


Qual o negócio do escritório?


Esse tópico é, provavelmente, uma grande causa do fracasso dos escritórios quando os gestores não conseguem definir porque o escritório existe. É de extrema importância que todos os colaboradores do escritório se comprometam com a declaração de missão, pois ela irá direcionar as ações de seu planejamento. Uma declaração de missão clara e compreendida por todos afasta o risco de propósitos conflitantes, evitando desgastes e falta de foco durante a execução de seu planejamento.


Visão


A visão do escritório sempre deve se remeter ao futuro e deve estar relacionada aos seus objetivos.


Como o escritório será no futuro?


É o sonho que os gestores desejam alcançar. A visão deve ter aderência a realidade, deve conter uma descrição concisa, porém audaciosa, e deve contemplar os interesses dos colaboradores, clientes e gestores. Também deve motivar os colaboradores a trabalhar em direção aos objetivos estratégicos do escritório.


Valores


Valores são crenças duradouras referentes a modos de conduta das pessoas que dirigem o escritório, é o modo como ela deseja que seus colaboradores ajam.


O que é importante para o escritório?