top of page
Buscar

Por que você deve definir sua área de atuação?

Atualizado: 14 de out. de 2020

Uma dúvida muito comum que percebo na maioria dos meus clientes de consultoria e mentoria, é o medo e o receio em definir a área de atuação.





Muitos tem medo de definir a área pois acham que escolhendo uma área irão fechar portas para as demais. Porém a falta de definição do nicho de atuação impacta em diversos fatores para o para o planejamento estratégico do escritório.


Se você não define uma área de atuação você não consegue definir o seu público alvo e consequentemente não consegue definir quais as ações você precisa tomar para alcançar o seu público alvo e efetivamente vender os seus serviços advocatícios.


Definir uma área de atuação não significa que você não poderá atuar em casos de outras áreas. Neste ponto você possui três opções:


  1. Aceitar uma demanda fora do seu nicho desde que você tenha certeza que conseguirá entregar um trabalho de excelência, assim atendendo seu cliente. Mas lembre-se se você não entregar um trabalho de excelência estará correndo grande risco de se queimar no mercado.

  2. Indicar este caso para algum parceiro de confiança que tratará o seu cliente do mesma forma ou melhor do que você trataria, assim você atenderá seu cliente e fortalecerá sua parceria.

  3. E se você não tem conhecimento necessário para atuar nesta causa nem parceiro para indicar, o melhor a fazer é comunicar ao cliente que esta é uma área específica que você não atua.


E eu percebo um alívio muito grande nos advogados depois que eles conseguem definir a sua área de atuação e percebem a importância que isso tem no dia-a-dia. Pois a maioria fica perdida, sem saber onde gastar sua energia na conquista de clientes e na produção de conteúdos.


Para ilustrar esta situação, nada melhor do que o relato de advogados que já passaram por isso:


Felipe Rizzo, Vitória - ES.


"Para o advogado é muito importante definir sua área de atuação, pois isso permitirá definir estratégias do escritório, aprimoramento técnico da sua área de especialidade e abertura para o caminho da consolidação profissional."


Thais Fonseca, Curitiba - PR.


"É muito importante conhecer de várias áreas do Direito, porém, a escolha de um nicho de atuação é fundamental para manter o FOCO do advogado.


A especialidade vai muito além de dominar um único tema, na verdade, significa não mais perder energia com algo que não me interessa nem me beneficia financeira ou intelectualmente.


A escolha do nicho é, principalmente, filtrar como gasto meu tempo, dando mais atenção ao que escolhi ser o que melhor me identifico no meu trabalho. Esse filtro é um cuidado para mim e para o cliente, pois evita aventuras jurídicas.


É importante frisar que demorei a perceber que limitar as áreas de atuação é tão importante quanto se especializar e que isso não significa recusar trabalho, mas sim, encontrar parceiros chaves que dominem essas áreas de menor interesse e possa atuar em conjunto comigo, dentro das limitações e dedicações de cada um."


Estes são dois depoimentos que contribuem muito para demonstrar a importância na definição da sua área de atuação, e a melhor forma para você começar a colocar isso em prática é através da elaboração do seu Planejamento Estratégico, abordando todas as questões de gestão na sua Advocacia.


E você possui 3 formas para fazer isso:


  1. Acompanhe sempre este blog, onde posto materiais de gestão de escritórios de advocacia constantemente. Clique aqui para receber e-mails sobre os novos artigos.

  2. Faça o curso de Planejamento Estratégico na Advocacia, clique aqui para mais informações;

  3. E caso você não se sinta seguro(a) para fazer seu próprio Planejamento Estratégico, posso elaborar com você através da Mentoria de Planejamento Estratégico, clique aqui para saber mais.


E também temos outros materiais que talvez possam te auxiliar:



Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e instagram/duolinea_consultoria.

472 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page