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Entenda e aplique a perspectiva financeira do Balanced Scorecard (BSC)

Atualizado: Jul 2


Depois de demonstrarmos porque a sua empresa precisa de um planejamento estratégico, e como definir, medir e controlar os objetivos de seu escritório, apresentamos agora a primeira perspectiva do Balanced Scorecard (BSC): a financeira.

Os objetivos financeiros servem de foco para os objetivos das outras perspectivas.


Embora ainda tenhamos algumas restrições por parte dos Advogados em reconhecer que os escritórios de advocacia devem funcionar exatamente como uma empresa, certo é que, além dos objetivos ideológicos, a maioria dos advogados precisa compreender, e acima de tudo desejar que seus escritórios sejam lucrativos. Em outras palavras, que cada vez mais sua dedicação se reverta em valores monetários positivos.


Por isso iniciamos a definição dos objetivos estratégicos do escritório com os objetivos financeiros.

A maioria das ações (ou todas) definidas em nosso planejamento estratégico devem fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito que culminam com a melhoria do desempenho financeiro.


Os objetivos financeiros precisam desempenhar dois papéis no planejamento: definir o desempenho financeiro atrelado à estratégia da empresa e servir de meta principal para os objetivos das outras perspectivas.


Exemplos de objetivos Financeiros:

  • Aumentar Faturamento

  • Aumentar Lucratividade

  • Diminuir Despesas

Vale ressaltar que é necessário reavaliar os objetivos constantemente para verificar se será necessário alterar a estratégia devido a transformações do mercado, entrada de novas tecnologias, mudanças de legislação, etc.


Toda medida definida para um scorecard deve fazer parte de uma cadeia de relações de causa e efeito que termina em um objetivo financeiro. Utilizando assim, evitamos que o scorecard seja conjunto de objetivos isolados, desconexos ou conflitantes.


O BSC deve contar a história da estratégia, partindo dos objetivos financeiros de longo prazo, relacionando-os à sequência de ações necessárias em relação aos processos financeiros, de clientes, de processos internos, e por fim de colaboradores e sistemas com o objetivo de produzir o desempenho econômico de longo prazo.


No próximo artigo explicaremos cada a perspectiva de clientes do BSC. Fique ligado em nosso blog e acompanhe a Duolinea também nas redes sociais: www.facebook.com/duolinea e www.linkedin.com/company/duolinea-consultoria.


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