Seguindo a nossa série de artigos com dicas de gestão para escritórios de advocacia, é chegada a hora de realizar uma análise ambiental do negócio por meio da ferramenta matriz SWOT. Após a construção do organograma e a estruturação da matriz Canvas, esse é o terceiro passo da etapa de diagnóstico da gestão de estratégica.

A sigla SWOT é oriunda do acrônimo inglês. Cada letra tem o seguinte significado:
S - Strenghts - Forças;
W - Weaknesses - Fraquezas;
O - Opportunities - Oportunidades;
T - Threats - Ameaças.

Antes de elaborarmos a matriz SWOT, porém, é importante resgatar quem são os nossos clientes (já definidos em nossa matriz Canvas) e os nossos concorrentes, pois isso nos ajudará a entender como o nosso escritório está inserido no mercado.
Forças
São os pontos fortes. Fatores internos do escritório que auxiliam em seu crescimento e que representam uma vantagem sobre a concorrência.
Fraquezas
São os pontos fracos. Fatores internos do escritório que prejudicam o seu crescimento e que representam uma desvantagem sobre a concorrência.
Seguem alguns pontos que você pode analisar em seu escritório para identificar possíveis forças e fraquezas:
● Qualificação da equipe
● Tempo de mercado
● Localização do escritório
● Ferramentas de gestão
● Planejamento
● Marketing do escritório
● Reputação da equipe no mercado
● Saúde financeira
● Capital de giro
Ameaças
São os pontos do ambiente externo que podem ser desfavoráveis ao escritório, fatores que não se tem controle.
Oportunidades
São os pontos do ambiente externo que podem ser favoráveis ao escritório, fatores que não se tem controle.
Seguem alguns pontos que você pode analisar em seu escritório para identificar suas ameaças e oportunidade:
● Novos concorrentes
● Alguma alteração no código de ética da OAB ou algum novo provimento
● Alguma alteração na legislação
● Mudanças políticas
● Inflação
● Novas tecnologias
● Economia
As informações levantadas na matriz SWOT são primordiais para definirmos nossos objetivos e nossas ações para o crescimento do escritório.
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